terça-feira, maio 02, 2006

O por que de tudo

Sabe a fase dos por ques? Quando crianças passamos por esta, como vou dizer... "ocupação".
Por que o cão late? Por quê o vaga-lume pisca?
Por que o camelo tem duas e não uma corcova?
Queremos explicação para a listra branca (ou preta) daquele cavalo esquisito que mora no zoológico.
É... o olho brilhava a cada descoberta... um período "turbulentamente" mágico.
Certa vez, um menino atento, me lançou esta:
__ Quem criou Deus? Tá aí uma pergunta que eu nunca consegui responder!
Ainda hoje, como ele, tento encontrar os por ques de tudo. Acho mesmo, sem pudor, que este meu estado "ingênuo" não passou, confesso que quero saber o por que de tudo! Isso é meu, bem típico, peculiar diria. Mas pra falar a verdade, acho que todo mundo é assim, os que não são, são desvio de rota.
As interrogações são minhas eternas companheiras, me pego sempre questionando o por que da vida... o por que de estarmos aqui... nesse movimento ininterrupto que nos arrasta para outro tempo, outro minuto... a cada segundo... nesse movimento bruto as vezes, que mesmo sem querer (freqüentemente) somos obrigados a dar mais um passo, na maioria das vezes em direção a maturidade... esta sim é a condição da evolução humana... essas são algumas das mais complexas questões que me acercam, mas a lista que me abraça se estende, vai dos por ques da natureza humana aos por ques do pára-choque do vizinho!
Bom mesmo seria ter uma fada-madrinha, daquelas de contos de fadas, "metade fada", "metade madrinha" para responder as caraminholas que insistem em passear em minha mente... fervente.
Quando canso aí paro... paro, mais uma vez para pensar (mais um pouquinho) e resolvo deixar a vida seguir seu curso... seja como ela quiser, quente ou fria, veloz ou lenta, em frente, sempre.
Bem, mas por que mesmo será que estou aqui??
:)

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que escrever sobre o porque?
Por quê, sabemos que sempre haverá um porquê diferente, novo e insistente a nos desafiar, logo a frente!